01/11/2016

6 técnicas para liberar o bloqueio criativo


Quem nunca precisou escrever um post, uma crônica, uma música, um livro, um TCC ou qualquer coisa que exija concentração e, principalmente, criatividade e do nada você olha para o papel ou tela em branco e nada vem a sua cabeça, você tenta e não consegue?! Isso se chama BLOQUEIO CRIATIVO e algo super normal que pode acontecer com qualquer pessoa.

O bloqueio criativo nada mais é do que uma dificuldade que as pessoas têm em determinado momento de ter uma nova ideia ou inspiração. Pode ser causado por: stress, excesso de preocupação, o ambiente, falta de direção/objetivo e outras coisas variadas que influenciam diretamente no nosso psicológico. 

Por sofrer muito desse mal, principalmente nos últimos dias, resolvi juntar algumas técnicas que já usei e venho usando (e parecem estar me ajudando).


1. OUÇA MÚSICAS



Essa dica é infalível. Sempre que vou escrever algo para o blog ou fazer algum trabalho sempre coloco músicas que gosto (internacionais ou clássicas), pois elas ajudam a relaxar a mente e o corpo, além de estarem diretamente ligadas com a emoção, a motivação e a excitação, o que também ajuda a liberar o processo criativo. 

2. VEJA UM FILME/SÉRIE



Ver um filme/série vai estimular o seu cérebro a pensar e fazer com que você imagine as coisas, o que poderia acontecer e o que irá acontecer. Sempre tenho uma lista de filmes aos quais quero assistir, então escolho aleatório. 

3. LEIA UM LIVRO



Ainda melhor do que assistir filmes, é ler. A leitura fará você viajar, imaginar, criar lugaras/pessoas e, com toda certeza, ter ideias. 

4. VEJA COISAS CRIATIVAS



Nada melhor do que ter o trabalho de outras pessoas como inspiração (você irá se inspirar/ter como base, não copiar), então vá para o Youtube ou Instagram e veja vídeos/imagens aleatórias, isso te trará ideias.

5. CAMINHE/CORRA



A caminhada/corrida além de ser um atividade física com muitos benefícios, estimula o seu corpo em todos os aspectos, principalmente quando a questão é disposição e atenção.

6. DURMA



Não há nada melhor do que dormir. Sempre que estou com bloqueio os motivos predominantes são: a preguiça ou o sono. Então tiro uma bela soneca e já estou pronta para a próxima. 


Você anda tendo muito bloqueio? O que faz para sair disso?

Dei dicas para quem está com bloqueio e não tem ideias de post, veja AQUI.

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | TWITTER.

14 comentários:

  1. Excelente post. Afinal não é um bicho de sete cabeças passar por isso e acontece com todos.
    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já passei por isso e entendo que é normal, mas é algo realmente ruim. Adorei as suas dicas, e me diz uma coisa: Tem algo melhor que dormir?? Talvez comer... Enfim, isso não vem ao caso. Ótimo post!

    Beijinhos

    http://umapessoatagarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre passo por isso, principalmente por causa da exaustão da faculdade e a dormir, além de ser a melhor coisa, é a melhor solução.

      Excluir
  3. Estou passando por isso agora :( obrigada pelas dicas <3

    www.glamourissesdaflor.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto. Exceto pelo "Caminhe/Corra" eu percorro por todas essas iniciativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticar atividade física regularmente é excelente e evita que os bloqueios aconteçam.

      Excluir
  5. Eu sempre tenho esses bloqueios e é muito frustrante haha costumo procurar desenhos e fazer releitura, ajuda bastante tbm <3

    https://melissandosite.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Música me ajuda em tudo - a libertar-me do bloqueio criativo e do estresse (ah sim - e para as tarefas domésticas) #viciadaemmusica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim... músicas são ótimas e ajudam a passar o tempo e relaxar.

      Excluir