14/02/2018

Como economizar dinheiro com o método dos 06 potes

(Site Organizze)

Olá pessoas, tudo bom? Quem aí já pensou em economizar uma graninha para fazer aquele fundo de emergência, comprar alguma coisa ou realizar um sonho/viagem? No início de 2018 estabeleci uma meta financeira para longo prazo e por isso comecei a estudar sobre métodos para economizar dinheiro e fundos de investimento. Hoje vou apresentar para vocês o Método do Pote.

O Método do Pote é um dos métodos mais básicos que achei e uma forma simples para começar a organizar e economizar dinheiro. Nesse post resumirei sobre o que se trata e como funciona e no final deixarei algumas referências que usei para trazer esse post para cá.

Esse método consiste na separação da sua receita liquida mensal em seis potes, sendo que cada pote corresponderá a uma porcentagem diferente referente a gastos específicos. Entenda...



(Site Riqueza sem limites)

1° POTE: NECESSIDADES BÁSICAS – 55%
Esse pote ficará responsável por pagar suas contas diárias e mensais ou contas fixas. Exemplo: Aluguel, água, luz, internet, telefone, plano de saúde, alimentação, transporte.

2° POTE: LIBERDADE FINANCEIRA – 10%
O dinheiro desse pote NUNCA deverá ser gasto. Esse dinheiro deve ser usado em investimentos que gerem lucros. É a poupança que tornará você livre financeiramente, seu futuro.

3° POTE: POUPANÇA DE LONGO PRAZO/AQUISIÇÕES – 10%
Nesse pote você poupará dinheiro para aquisições futuras. Uma casa, carro, uma viagem, uma TV.

4° POTE: EDUCAÇÃO – 10%
Usar dinheiro para educação não é gasto, é investimento. Esse dinheiro é reservado para cursos, palestras, seminários.

Sabe aquela faculdade que você quer fazer, mas ainda não tem tempo? Você pode ir juntando e quando arrumar o tempo já estará com o dinheiro.

5° POTE: DIVERSÃO/ENTRETENIMENTO – 10%
Esse pote é reservado para você cuidar de você. Ir ao cinema, comprar roupas novas, beber com amigos.

6° POTE: DOAÇÃO/PRESENTES – 5%
Você pode usar esse dinheiro de duas formas, doando a alguém ou alguma instituição de caridade; e dando presentes de aniversário, casamento e afins.

Caso for usar com doação, vi uma dica bem legal em um grupo que participo. Calcule qual o valor da sua hora de trabalho e faça trabalhos voluntários. Logo, o dinheiro que você ia doar será trocado pelas horas de trabalho. E o dinheiro ficará para você.


Referências:
 


Como eu disse inicialmente, o post seria um resumo do que é e de como funciona esse método. Tem alguma dúvida? Comente que tentarei te responder. Usa outro método para economizar? Compartilha com a gente.




ACOMPANHE O BLOG NO INSTAGRAM: @JESSICNOVAES.




32 comentários:

  1. Nossa, não conhecia esse método mas achei muito bom. Eu ainda não trabalho então não tem como fazer funcionar por enquanto mas parece ser bem eficiente :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem eficiente sim, mas dá para fazer mesmo sem trabalhar.

      Excluir
  2. Não conhecia esta dica, obrigada pela partilha!!

    Novo post:http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/review-stranger-things.html

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a pessoa menos organizada financeiramente que você vai conhecer, e como o ano começou agora minha meta é ser mais organizadinha financeiramente, né?
    Curti bastante a dica, e não é difícil né? Vou tentar aplicar na minha vidinha.
    Um beijo,
    http://nitente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala em ser desorganizada... estou tentando me organizar de pouco a pouco.

      Excluir
  4. Minha nossa haha! Eu preciso mesmo aprender a organizar dinheiro, pois sou muito descontrolada em alguns sentidos. Não conhecia esse método, mas achei bem satisfatório, parece realmente dar resultados. Boa sorte para quem vai tentar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para começar devagarzinho, até se adaptar e saber se organizar.

      Excluir
  5. Quantos potes minha gente! A ideia é boa, mas não sei se ia conseguir deixar tudo tão separadinho assim aqui em casa... kkkk Tomara que você consiga, boa sorte! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os posts são uma analogia. Você pode por em qualquer lugar ou no banco.

      Excluir
  6. Não conhecia esse método, achei super interessante. Acho que vou aderir , agora que eu estou fazendo curso e saí da escola, vai dar pra mim arrumar um emprego. Sempre fui economista, mas as vezes quando o dinheiro para na minha mão não faço a minima ideia do que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos você já é economista, isso é um grande passo.

      Excluir
  7. Não conhecia esse método e, embora eu tenha achado interessante, também achei um tanto quanto abstrato - isso de "potes imaginários" ia me confundir todinha, porque acho que seria estranho DE FATO tirar a grana do mês e separar em potes reais, hahaha. Contudo, achei as porcentagens interessantes e estou pensando seriamente em aderir - tenho algumas metas que requisitam economia!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os potes são usados apenas como analogia, você pode usar as porcentagens em qualquer outro lugar, pro exemplo no banco.

      Excluir
  8. Que legal, eu sou da moda antiga haha guardo meu dinheiro em cofrinhos, até que guardei uma vez juntar uma boa grana, mas agora que começa a estudar, e etc.. e precisamos ter algumas moedinhas, fica meio ruim guardar! belo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro juntar em cofrinhos, para mim é a forma mais prática.

      Excluir
  9. Ahh eu já tinha visto esse teu post, e achei demais! muito boa a ideia, e é ótimo para pensarmos com o que estamos gastando. é muito real essa porcentagem, e às vezes gastamos mais em coisas não tão necessárias!

    ResponderExcluir
  10. Eu conhecia o método dos envelopes, esse dos potes parece bem interessante também. Mas eu teria que avisar o pessoal aqui de casa pra não quebrar o pote 'acidentalmente', por que isso sempre acontecia com os meus porquinhos :')

    ResponderExcluir
  11. Muito Bom !

    http://www.avfinformatica.com.br/p/cusos-download-impressoras-matriciais.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Que dica mais interessante. Não conhecia esse método e já fiquei curiosa pra começar fazer aqui em casa. Quem não quer ter um dinheiro pra viajar, estudar ou fazer coisas diferentes não é mesmo? Salvei o post nos meus favoritos. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Que método legal! Achei uma ótima forma de economizar e super simples. Vou testar!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia esse método, achei bem simples. Basta dividir o seu dinheiro corretamente e terá investimento e uma poupança sem deixar de gastar o necessário ;)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei da dica dos potes, acho que cai bem nesse momento que estou. Só mudaria o pote de educação, os cursos são caros e 10% não cobre tanto, por exemplo minha faculdade pega quase 40% do meu salário. Vou adaptar a minha realidade, amei a dica.

    Brainstorms

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse lance dos potes, mas achei legal. O que é mais bacana é que dá pra adaptar. Achei super interessante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir